Aposta na juventude

Cumprindo aqui a rotina das sextas-feiras, vai mais uma matéria do Jornal da Metrópole: “Bahia aposta na juventude”.

Quando o gestor de futebol, Paulo Angioni, e o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, afirmaram que iriam montar um time jovem, mas forte para o ano que vem, logo foram especuladas grandes contratações e a presença das promessas da divisão de base do tricolor no time de Rogério Lourenço. Mas, o que se tem visto nos primeiros reforços é a aposta do Bahia em promessas.

Dos sete contratados até agora, o mais velho é o atacante Souza, que tem 28 anos. A média de idade dos reforços é de apenas 22,6 anos. “Tenho certeza que a gente vai ter sucesso montando um time forte”, argumenta o presidente do clube.

Quando os jogadores que confirmaram presença na próxima temporada entram na análise – excluindo-se aí os que subirão da divisão de base – a média de idade praticamente não se altera. Sem contar com Jael e Rodrigo Grahl, são oito atletas que irão permanecer no Fazendão em 2011. Sem os atacantes, a média de idade sobre para 23 anos. Com a dupla de frente vai para 23,5 anos.

Caso o presidente cumpra o acordo e mantenha Rodrigo Grahl no elenco, o “Lobo” será o jogador mais velho do grupo, com 33 anos. Se isso não acontecer, a experiência ficará a cargo do zagueiro e capitão Nen, um ano mais novo.

Na outra extremidade, é um recém-contratado que leva a alcunha de caçula. O lateral-esquerdo Dodô, anunciado na sexta-feira passada, tem 18 anos e chega para disputar posição com Ávine. Boquita e Bruno Paulo têm 20 anos, Rafael Jataí tem um ano a mais, Magno está com 22 e o goleiro Tiago com 27 anos.

Mesmo com um time formado basicamente por jovens, o técnico Rogério Lourenço está confiante. O otimismo do treinador vem pela continuidade de boa parte da base de 2010. “O grupo que levou o Bahia de volta a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro é muito forte. A chegada dos novos contratados só irá acrescentar qualidade a esse time, que já provou ser vitorioso. Estou muito animado com as novas contratações”, afirmou ao site oficial do clube. “O torcedor do Bahia pode ter certeza de que estamos fazendo o melhor para que a o clube possa chegar às conquistas”, completou o treinador.